OTRS is now part of Easyvista. Stronger together!
01 / 36
"Sem o OTRS, não conseguiríamos mais trabalhar. O valor agregado é enorme."
“Sem o OTRS, não conseguiríamos mais trabalhar. O valor agregado é enorme.” Martin Widera – Analista, Departamento 14 | Aplicações de TI
LaSuB Sachsen
Agents: 7
Tickets/Mês:
 1.100
Web

Suporte duas vezes mais rápido – para 32.000 professores

Por que o OTRS?

O Departamento Estadual de Escolas e Educação da Saxônia (LaSuB) tem requisitos específicos para fornecer o suporte de TI necessário ao corpo docente sob sua responsabilidade. Como autoridade responsável por todos os professores e demais colaboradores das escolas públicas da Saxônia, era necessário contar com um portal abrangente e complexo – o Portal Escolar da Saxônia.
Martin Widera, analista do Departamento de Aplicações de TI, recomendou a implementação de um sistema de tickets avançado para agregar valor real ao suporte de TI. Apesar de parecer uma decisão óbvia, considerando o número de funcionários – o LaSuB é o ponto de contato para 32.000 professores em 1.565 escolas – na época ainda não havia nenhum sistema em funcionamento. “Já estava mais do que na hora de mudar isso”, comenta Martin Widera.

Logo no início de sua atuação no LaSuB, ele recebeu a tarefa de implantar um sistema de tickets. “Realizamos pesquisas, coletamos opiniões e consultamos outros departamentos e prestadores de serviço sobre suas experiências e recomendações”, relembra Widera. A resposta foi unânime: “A esmagadora maioria recomendou o OTRS.”

Com base nesse retorno, o primeiro workshop com o OTRS foi agendado rapidamente – e a equipe ficou impressionada. O que mais chamou atenção foi a rapidez e facilidade no tratamento das solicitações de suporte: os usuários podem acessar a interface externa via API do OTRS e pedir ajuda imediatamente com o clique de um botão.

Um fator-chave para o sucesso da implementação foi a colaboração produtiva com as equipes de consultoria e de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (BRM). O resultado foi uma solução personalizada, escalável e automatizada, com conversão de formatos de dados – uma solução que o LaSuB conseguiu testar com êxito e implementar dentro do prazo.

Impacto do OTRS

Economia de dois terços do tempo no suporte
Gestão de solicitações rápida e clara
Eficiência: alto desempenho com equipe reduzida
Gestão de equipe otimizada
Resolução imediata de problemas com ações em massa

Recursos usados

Base de conhecimento
API (interface)
Interface externa para usuários

Requisitos

Suporte rápido
Atualizações dinâmicas
Portal estruturado e fácil de usar
Gestão de solicitações altamente organizada

O desafio

Dado o enorme número de professores que necessitam de suporte, a gestão de solicitações havia se tornado excessivamente complexa, confusa e ineficiente. “Cada funcionário tinha uma caixa de entrada pessoal, além de uma caixa de e-mail compartilhada”, explica Martin Widera. “Isso gerava uma carga de trabalho adicional significativa para a equipe e levava ao tratamento duplicado das solicitações.”
Havia também a necessidade de uma base de conhecimento central e abrangente para servir como ponto de contato inicial para os casos de suporte, com guias, descrições e artigos. Se um usuário tivesse dificuldades no sistema, às vezes levava tempo demais para guiá-lo até a solução correta. “Tivemos que parar de escrever e-mails manualmente com conteúdo repetitivo”, afirma Widera.

Anexos e links também apresentavam problemas – com o tempo, ficavam desatualizados e não podiam ser mantidos sempre atualizados. Tudo isso foi solucionado com a criação de uma base de conhecimento central e uma interface externa que permite um suporte estruturado, claro e padronizado.

Outro desafio adicional era a questão da mobilidade dos professores: um docente designado para a Escola A poderia depois trabalhar meio período na Escola B ou C. Refletir essas relações dinâmicas entre professores e escolas no OTRS – ou seja, sem atribuições fixas – era uma necessidade essencial.

Como essas mudanças acontecem com frequência, o LaSuB não poderia gerenciá-las manualmente. Sem a capacidade de automatizar essas alterações no OTRS, a carga administrativa seria imensa.

A Solução

Segundo Martin Widera, o OTRS trouxe uma economia de tempo significativa para o LaSuB. “É como da noite para o dia” em comparação com o período anterior à adoção do sistema de tickets. O primeiro passo foi criar uma interface web para sincronizar as informações necessárias e gerar os tickets.
Agora que a gestão de solicitações é estruturada e centralizada, está “muito mais controlável”, diz Widera. Do ponto de vista organizacional, é uma grande vantagem que os tickets – junto com as anotações – possam ser rapidamente encaminhados aos membros certos da equipe. “Conseguimos dar conta com uma equipe pequena.”

Se um usuário encontra dificuldades, pode sempre contar com um botão de suporte de fácil acesso. “Como também recebemos imediatamente capturas de tela, descrições e a URL correspondente, conseguimos prestar suporte muito rapidamente.”

A gestão da equipe também melhorou bastante – especialmente em relação à cobertura: “Se alguém fica doente ou sai de férias, é muito fácil gerenciar isso no OTRS.”

Widera se mostra satisfeito com o fato de a equipe do portal escolar ter economizado dois terços do tempo. Além da melhoria dos processos internos, o suporte como um todo evoluiu. “Respostas rápidas às solicitações são muito importantes para nós.”

Como administrador, Martin Widera utiliza tanto o sistema em produção quanto o ambiente de testes do OTRS para experimentar alterações e novos recursos antes de implementá-los definitivamente.

No geral, sua avaliação do OTRS é muito positiva: “Um sistema novo sempre parece estranho no início, especialmente se você não está acostumado com um sistema de tickets. Mas hoje, ninguém da equipe gostaria de ficar sem ele.” O sistema é muito intuitivo e a equipe pode agir com rapidez e facilidade. “Também nos sentimos bem apoiados pelo OTRS – por exemplo, no caso de solicitações de novos recursos, correção de bugs ou atualizações de status.”
LaSuB Sachsen

O Departamento Estadual de Escolas e Educação da Saxônia (LaSuB) é uma autoridade subordinada ao Ministério da Educação do Estado da Saxônia (SMK). Cerca de 1.000 funcionários atuam em seis locais diferentes na Saxônia, com a missão de viabilizar a educação e oferecer orientação e suporte às lideranças escolares e aos professores. O LaSuB também é o empregador dos aproximadamente 32.000 professores que atuam em 1.565 escolas públicas.